Sport Blog - Corrida de Camiões

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta ! Aqui o desporto é Rei !


1ª Página  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
;Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Elisebete Jacinto melhora classificação pelo 2º dia consecutivo

A 5ª Etapa do Euromilhões Lisboa-Dakar 2007, a última em solo marroquino, voltou a ser favorável a Elisabete Jacinto que, pelo segundo dia consecutivo, melhorou a sua posição na classificação geral dos Camiões. A piloto da equipa Trifene 200 / MAN Portugal, repetiu o 35º tempo alcançado na véspera.

"Era uma etapa bem conhecida. Já por aqui tinha passado, tanto de Moto, como de Camião. Hoje tivemos, nos primeiros quilómetros, um percurso alternativo já que os Camiões não passavam nalgumas das partes mais estreitas da pista de montanha. Creio que fizemos mais alguns Km que as Motos e os Carros, mas numa pista muito rápida, onde fui até ao limite que é permitido para os Camiões: 150 km/h. Foi, felizmente, uma etapa sem história que correu muito bem. Sinto-me cada vez mais segura e adaptada à minha nova máquina e conto com ela para as grandes etapas de dunas que se seguem, na Mauritânia", salientou a piloto portuguesa.

Hoje a caravana do Lisboa-Dakar irá enfrentar a etapa mais longa de toda a prova. No final do dia os concorrentes terão feito cerca de 1000 Km. Mais uma vez a navegação será rainha nesta especial que liga Tan Tan a Zouérat.


Classificação da 5ª etapa:

1º Stacey / Gotlib / Der Kinderen (MAN) - 3h41m59s
2º De Rooy /Colebunders / Smulders (Ginaf), a 3m51s
3º Mardeev / Belyaev / Nikolaev (Kamaz), a 29m06s

35º Elisabete Jacinto / Álvaro Velhinho / Rui Pôrelo (MAN), a 1h32m18s.


Classificação Geral após a 5ª etapa:

1º Stacey/Gotlib/Der Kinderen (MAN) - 14h05m15s
2º De Rooy/Colebunders/Smulders (Ginaf), a 34m35s
3º Mardeev/Belyaev//Nikolaev (Kamaz), a 1h30m27s

26º Elisabete Jacinto/Álvaro Velhinho/Rui Pôrelo (MAN), a 7h18m49s.

Estão classificados 81 Camiões.

Fonte: Autosport

sábado, janeiro 06, 2007

Primeiro camião do Dakar'2007 sai de Lisboa por volta das 13 horas

O Rali Euromilhões Lisboa Dakar 2007 já começou para as motos e carros mas os camiões só começam a prova por volta das 13 horas.

A primeira etapa que liga Lisboa a Portimão tem 4 ZES, Zonas espectaculo, escolhidas pela organização, onde as pessoas podem ver a passagem dos concorrentes em segurança. O primeiro camião, deverá estar na primeira ZE (Km 44,81, entre Muda e Grândola), às 13h55.

A segunda Zona Espectáculo (Km 62,59) situa-se em Sobreiras Altas (perto de Tróia/Comporta), e o primeiro camião deve passar por este local às 14h20.

Em Brejo do Lobo/Pinheiro da Cruz (Km 82,37) fica localizada a 3ª ZE e os amantes do desporto motorizado poderão ver o primeiro camião a passar por esta zona às 14h40.

Por fim, o primeiro concorrente dos camiões deverá estar por volta das 15 horas na quarta e última Zona Espectáculo em Brejos da Carregueira (Km 100).

A segunda etapa que se disputa amanhã não contará com a participação dos Camiões, pois o percurso é muito acidentado com grandes subidas, passagens estreitas e grandes ravinas o que poderia colocar em risco a segurança dos pilotos destes "monstros".


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Primeiro Dakar saiu de Paris em Dezembro de 1978

O Dakar é o Rali mais exigente do mundo: mais de duas semanas de esforço e milhares de Km de pista programados. Todos os anos, desde 1979, as tripulações, homens e mulheres, alimentam uma rivalidade intensa em pleno deserto. A sentença final designa sistematicamente vencedores de excepção. Porque mais do que noutras modalidades do mundo do desporto mecanizado, o sucesso no Dakar resulta de uma combinação de desempenho, determinação e regularidade.

Acima de tudo, e para além da vitória, a essência do Dakar consiste no desafio. Cada um dos concorrentes que participa mede-se, por um lado, em relação aos outros, mas também a si a mesmo, num contexto que o convida a exceder-se e ao mesmo tempo a ser humilde.

Com objectivos que correspondem aos seus meios, os candidatos a esta aventura têm em comum a busca do equilíbrio.


A "aventura" começou em 1977. Thierry Sabine perdeu-se de moto no deserto da Líbia durante o Rali Abidjan - Nice. "Salvo das areias" in extremis, o piloto regressou a França subjugado pelas paisagens de sonho.

Sabine prometeu na altura partilhar a sua descoberta com um máximo de pessoas e esse foi o seu objectivo: trazer um máximo de pessoas para esta imensidão de areia.

O piloto francês imaginou assim um percurso extraordinário com partida na Europa. O traçado passaria em seguida por Alger, atravessando depois Agadez para terminar em Dakar. O projecto concretizou-se rapidamente.

O Paris-Dakar abriu-se a um mundo desconhecido, no qual o seu criador surge como um verdadeiro pioneiro. O seu lema era então: "Um desafio para os que partem. Um sonho para os que ficam". A África, continente de múltiplas facetas, oferece um elixir perfeito que mistura o sonho e a competição.

Em 26 de Dezembro de 1978, partiu da Praça do Trocadéro o primeiro Paris-Dakar. Foi à mais de um quarto de século…

Fonte: Correio de Azeméis